terça-feira, 26 de dezembro de 2017

"TOP 6" por Arthur Dohler Machado Fernandes

1 - Um livro que você adoraria ter escrito.
Sem dúvida a trilogia Senhor dos Anéis.

2 - Um livro que você jamais teria escrito.
O livro que jamais teria escrito é o mesmo que desejaria ter escrito. A espantosa capacidade de Tolkien de desenvolver mundos e explorar cada metro quadro de suas criações é o que mais me fascina. Seu perfeccionismo é tão assustador quanto sua criatividade, e ao meu ver, igualmente imbatíveis.

3 - Todo livro pode virar filme?
Sim. Todo enredo, por mais sofisticado que seja pode ser adaptado para roteiro, independente de como sua dinâmica é trabalhada no material original. No entanto, sempre haverá perda de conteúdo em relação ao livro, uma vez que filmes trabalham com mais velocidade e menos imersão é apresentada em um tempo limitado. Nem todas as produções são perfeitas, mas certamente elas possuem o potencial para chegarem perto, e se irão, depende de muitos fatores altamente variáveis, como por exemplo, o comprometimento da produtora. – Não é algo com que o autor possa barganhar.

4 - Literatura nacional ou internacional?
Todo mercado possui seus destaques. Alguns não são comparáveis entre si, mas ambos possuem seu valor, e eu, certamente me alimento dos dois. Grande parte dos leitores brasileiros, principalmente do público juvenil, têm adaptado seus gostos para o mercado estrangeiro, afastando-se cada vez mais da literatura nacional. Para alguns, pode ser absurdo dizer, mas algumas obras, como as de Clarice Lispector, podem ser tão esclarecedoras e tão intrigantes quanto Agatha Christie.

5 - Um gênero literário.
Suspense. Por respeito ao gênero, não direi o resto.

6 - Uma indicação para a Academia Brasileira de Letras.
Michel Laub


Nenhum comentário:

Postar um comentário